May 1, 2014

[Resenha da Lu] O Que Me Faz Pular

Olá leitores! Faz muuito tempo que não escrevo aqui, então resolvi dar uma passadinha rápida pra falar um pouco sobre o minha última leitura: O Que Me Faz Pular, de Naoki Higashida com a introdução de David Mitchell.

Image and video hosting by TinyPic
Peguei esse livro pra ler sem nenhum interesse, e sinceramente achei que não ia gostar. 

Nunca tinha lido nada relacionado ao autismo e não entendia quase nada sobre doença (e acho que ainda não entendo muito, rs), então não achei que um livro escrito por um adolescente autista iria prender minha atenção. Engano meu

Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.  - @ Skoob




Pelo que entendi, o livro foi lançado há alguns anos no Japão, até que um dia, o escritor David Mitchell encontrou esse livro, e por seu filho também ser autista, decidiu, com a ajuda de sua mulher, fazer um tradução para o inglês. Ele, por fim, acabou fazendo uma introdução para o livro, explicando de uma forma incrível como ele o ajudou a entender seu filho. Isso foi em 2013, e, um ano depois, esse livro chegou ao Brasil. Ainda bem, porque ele é realmente maravilhoso.

O livro é dividido em perguntas sobre a doença, que Naoki vai respondendo. No meio de algumas perguntas, há alguns contos, metáforas e desenhos lindos. 

A leitura é bem fácil, simples, e rápida. Mas também muito explicativa, e realmente te faz entender mais ou menos como a mente de um autista funciona, o que me deixou completamente fascinada
O que a minha opinião também fez o livro ficar bem autêntico foi o fato que as perguntas eram na maioria das vezes repetitivas, sendo a repetição uma das características da doença. 

Amei o livro, simplesmente amei. Recomendo muito!!

Até a próxima, leitores! Espero não demorar muito. 

- Lu @B&B. 

No comments:

Post a Comment