Feb 10, 2014

[Resenha da Lu] A Menina Que Roubava Livros

Li esse livro há mais ou menos dois ou três anos, e até hoje digo que foi um dos melhores e mais emocionantes livros que eu já li em minha vida (e acho que foi o primeiro em que chorei que nem uma louca -tirando HP pq né)! Então digo que Markus Zusak acertou em cheio nesse hehe.

Image and video hosting by TinyPicA trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público. @ skoob





O que mais me chamou a atenção nesse livro (e acho que todos que já leram podem concordar) é o fato de a Morte ser a narradora, e pra mim, foi o que tornou esse livro uma obra única e maravilhosa!  

O jeito em que ela vai contando sobre a vida de Liesel e tudo o que occore ao redor dela, e ao mesmo tempo falando sobre a vida (e a morte he) e como parece ser tão simples, e o peso das almas e etc me deixou muito cativada, e não consegui deixar de ler nem por um segundo, o que explica porque terminei o livro  em 3 dias.

A época em que é contada também foi um ponto forte pra mim, sempre amei Segunda Guerra Mundial, e o fato se Markus ter juntado tudo isso numa história que envolve morte, um pouquinho de romance inocente, o elo familiar (adotivo ou não) e a relação entre alemães e judeus de um jeito emocionante foi uma jogada de mestre. 

Sei que a escrita de Markus pode ser um pouco parada e o começo do livro realmente não é o que te prende, as coisas mais interessantes começam a acontecer um pouquinho antes da metade; então sejam fortes e passem pela parte chata que a maioria dos livros bons têm, e garanto que não vão se arrepender.  

Sem falar que a relação de Liesel com os livros, mesmo sem saber ler, é incrivel. 

Anyway, eu só tenho coisas boas a falar sobre A Menina que Roubava Livros, e tento fazer todos que conheço ler porque acho que é um must na vida. E ah, para os que já viram a adaptação que saiu no cinema do livro, comentem se acharam boa ou não. Eu pessoalmente amei, não a ponto de chorar, como fiz no livro, mas achei fiel o bastante. 
E para quem não viu, segue ai o trailer: 



- Lu @ B&B

No comments:

Post a Comment