Feb 10, 2014

[Resenha da Mari] Quem é você, Alasca?

 Demorei mas li! Terminei ontem “Quem é você, Alasca”.
Sempre que eu o via na minha prateleira eu pensava “preciso ler”, mas ai chegava algum outro livro e me roubava das aventuras de Miles, Alasca e sua trupe.
Mas cá estou eu, prontinha para falar da primeira obra de John Green.

 Antes mesmo de ler, cheguei a ouvir algumas coisas sobre o livro, até mesmo spoilers (chora horrores), e todos os elogios que ouvi sobre “Quem é você, Alasca” se provaram verdade logo nas primeiras páginas.
Se bem que é John Green. Tio John nunca me desapontaria. EVER.

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".skoob


 Confesso que, por ter escutado algumas coisas sobre o livro antes de ler, não estava muito confiante de que seria tão bom quanto falavam, mesmo sendo Tio John. Mas esse sentimento ruim passou logo no começo do livro.
 Miles é um personagem encantador, que a cada última palavra que descobria, fazia meu amor por ele crescer ainda mais.  
 Ele tem características dos adolescentes de hoje em dia, e tenho certeza de que muitos de nós nos identificamos com ele. (mesmo eu não sendo mais adolescente, cof cof).
 E é então que chega Alasca abalando todas as estruturas de Miles, in a good way, of course.
Alasca Young é o completo oposto de Miles. A vida dela não tem nada de pacato, ela gosta de sempre estar em moviment. Fala o que quer e quando quer, tem as melhores ideias para os melhores trotes. É incrívelmente linda. Um pouco problemática? Misteriosa? Sim. Com toda a certeza. Mas na visão de Miles, Alasca é tudo o que ele procurava para seu “Grande Talvez”.

 Falando em “Grande Talvez”, “Quem é você, Alasca” tem um apelo psicológico que te faz ficar pensando em qual é esse tal talvez que Miles tanto quer achar. Te faz pensar se você também tem essa dúvida dentro de você. Te faz refletir sobre de onde viemos e para onde vamos quando partirmos dessa para uma melhor, mostrando algumas visões de mundo religiosas, embasando todo esse pensamento do livro e, me arrisco a dizer, mostrando alguns caminhos para que você chegue as suas próprias conclusões sobre esse assunto.

 Impossível não ficar, pelo menos uns quinze minutos que seja, refletindo após ler este livro.

 Livro mais que recomendado!

 Links essenciais:
John Green

- Mari @ B&B

2 comments:

  1. UAUUU, quero esse livro pra ONTEM!!!
    Ai menina, mas o livro é profundo demais? Vai me deixar pirando na batatinha sobre a vida e a morte? Preciso saber… hahahaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiiiiiiiie!!! <3
      Então, não... Ele não é profundo demais, mas te deixa meio que pensando nessas questões que eu disse. Nada grave. É uma boa reflexão!!

      Delete